quarta-feira, 28 de outubro de 2009

David Hockney - 1937-

Scrabble


Nichols Canyon



Paris


Woldgate Wood - Yorkshire


Garrowby Hill





David Hockney sempre recusou o epíteto de artista pop. Curiosamente nenhum outro artista britânico após a II Guerra Mundial suscitou, como ele, tão grande interesse por parte dos meios de comunicação social. A sua obra tem surgido frequentemente em publicações de grande tiragem, como a revista francesa Vogue, para a qual produziu diversos trabalhos em 1984 e 1985. Algumas das suas pinturas da fase californiana das piscinas, como A Bigger Splash, têm sido utilizadas para capas de livros, publicidade e até para ilustrar o estilo de vida da Califórnia.

Nascido no seio de uma família de Bradford, com cinco filhos, decidiu ser artista aos onze anos de idade.

O significado de Artista era para mim, nessa altura, bastante vago: O homem que pintava cartões de Natal era artista, o que fazia cartazes também, até o homem que desenhava letras era artista. Para mim aos onze anos alguém que trabalhasse com pincéis e tintas era artista

Inicia-se, assim, a carreira de um dos maiores pintores, artistas britânicos da actualidade. A sua biografia não caberia aqui, mas pode ser lida na net, em variados sites.
Quando tinha turmas de alunos de Artes - e tive várias - usava sempre pinturas de David Hockney como motivação para as aulas. Lembro-me de lhes ter dado uma fotocópia a preto e branco do quadro Garrowby Hill e de eles terem especulado quais seriam as cores atribuídas pelo pintor aos diversos elementos. Foi uma experiência que depois repeti no 12º ano, em que o tema era a cultura e arte anglo-saxónica. David Hockney não é muito conhecido em Portugal, por isso achei interessante pôr aqui esta entrada.

Wheat Field near Fridaythorpe


Woldgate Woods



Algumas citações interessantes do autor:


The mind is the limit. As long as the mind can envision the fact that you can do something, you can do it, as long as you really believe 100 percent.

The moment you cheat for beauty you know you're an artist

The thing with high-tech is that you always end up using scissors.

Anything simple always interests me.


Acredito na primeira do fundo do coração.