sábado, 31 de outubro de 2009

José Rodrigues - fundador da Cooperativa ÁRVORE



Comemoram-se agora os 25 anos da Cooperativa ÁRVORE, um nome que significa excelência cultural da cidade do Porto. A cooperativa foi fundada pelo escultor José Rodrigues, nascido em Luanda, mas radicado no Porto, que foi hoje homenageado. Fica aqui uma pequena referência ao apreciado escultor.



José Rodrigues (Luanda, 1936) é um artista plástico português.
Realizou os seus estudos artísticos na Escola Superior de Belas-Artes do Porto onde concluiu o curso de Escultura. Com Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro constituiu, em 1968, o grupo «Os Quatro Vintes».

Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira.
Entre as suas obras mais conhecidas destaca-se o cubo da Praça da Ribeira, no Porto.
Criou agora a Fundação José Rodrigues em pleno coração do Porto recuperando uma antiga fábrica de chapéus, na freguesia portuense de Santo Ildefonso uma forma de expor o que de mais importante criou ao longo da vida e de incentivar jovens à criação artística. "Tudo em mim são coisas do destino, eu pouco tenho a ver com isto, alguém me empurra. Desde o princípio olhei para esta fábrica e senti um fascínio Mas o que é que foi? Não sei", conta.
O principal objectivo do escultor para o espaço é fazer convergir diferentes formas de pensamento e de artefazer convergir diferentes formas de pensamento e de arte , porque "sem diversidade não há cultura". Outro pilar do projecto é dar oportunidade aos jovens de mostrar o que valem, num momento em que tão poucos incentivos lhes são dados.
José Rodrigues trocou Vila Nova de Cerveira (onde é proprietário do Convento de Sampayo) pelo Porto para se dedicar a este projecto. "Finalmente vou conseguir expor o que contruí ao longo de 70 anos", diz. É no Porto que diz querer morrer, porque a Invicta é indissociável da sua vida.
(in " U.Porto- Comunicação)