quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Autumn leaves



Autumn Leaves

Fiz este quadro durante a semana que finda.
No atelier todos experimentámos pastel como se fosse a primeira vez. Já tinha feito alguns quadros a pastel - como se pode ver no que ilustra o cabeçalho do blogue a que chamei floresta misteriosa, mas adorei voltar a usar este material.
O pastel a óleo é macio, é íntimo, a distância entre o papel e a nossa mão é menor. É um trabalho de paciência e gosto, muito mais esforçado do que qualquer acrílico, que se pode executar numa sessão. É bom para manter a mente ocupada com a beleza das cores e a harmonia conseguida através das sobreposições das tintas.
Usei os "meus" pasteis sennelier, os tais que dizem ter sido Picasso a encomendar a um artesão de tintas. A história vem na net, no site que cito do lado direito. Só encontrei destes pasteis em Boston, já estão numa miséria, aqui nunca os vi, mas, felizmente, é possível mandá-los vir e são realmente extraordinários em coloridos e ductilidade ( existe a palavra?). Quem experimenta estes não quer outros...:)

Vai aqui um vídeo a acompanhar a pintura e sobre o mesmo tema : Autumn Leaves . Não tem nada a ver com o celebérrimo Les Feuilles Mortes. Ouvi-a ao vivo no Coliseu num concerto que me ficou na memória de tão belo e tão elevado.
Beth Gibbons, a vocalista dos Portishead, tem uma voz que nos leva aos céus. O poema aparece na própria gravação em legendas.