sábado, 17 de outubro de 2009

Matosinhos









Quem conheceu Matosinhos há uns dez anos, não a reconhece hoje.
Mudou completamente, as fábricas de peixe e marisco deram lugar a urbanizações de luxo, blocos de betão com mármore mesmo em frente ao mar, todos seguidos e não muito estéticos. O restaurante Proa, o mais conhecido da zona ficou entalado no meio dos blocos enormes.
Quem lá vive, gente rica em geral, diz que é o paraíso, acordar e ver o oceano Atlântico em frente aos olhos, tomar o pequeno almoço na varanda junto à praia e sobretudo, poder sair de casa pelas 7-8 da noite e dar um passeio a pé à beira do mar, ao pôr do sol.
Invejo-os um pouco pois sempre foi meu sonho ter um estúdio na 1ª linha da frente do mar, mas são demasiado caros e um pouco longe do centro do Porto.
Matosinhos agora tem metro para todo o lado, é uma cidade cheia de atracções como o Festival de Jazz, concertos, bares, restaurantes cinco estrelas e gente nova, muita gente nova. O mercado de peixe é fantástico, vale a pena ir lá só por isso, sem falar dos shoppings, o Norteshopping e o Marshopping, o IKEA... tudo locais aprazíveis para se gastar o que se tem e o que se não tem.



Há tempos fui almoçar ao Edifício Transparente, ao pé do Castelo do Queijo, onde tirei estas fotos todas; é um "mamarracho" que esteve anos à espera de solução , mas que agora já possui algum ambiente , sobretudo de tarde, quando se pode almoçar na esplanadas junto ao Castelo do Queijo, a ver os surfistas que aproveitam a hora de almoço para praticarem. Este ano tem sido um regalo, com tempo quente e ondas altas. Está-se lá bem, a comida é variada - o Real Indiana é muito bom - e a vista é fantástica.