domingo, 11 de outubro de 2009

Englischer Garten - Munique




O Outono este ano parece não querer chegar. Choveu bastante na semana que finda, mas há dois dias que o sol teimou em reinstalar-se e acordou esplendoroso , como se de Verão se tratasse.
Lembro-me que, na Alemanha, por esta altura, costumava visitar o meu filho e família em Munique e o meu deleite era andar a pé no Englischer Garten - o maior parque de cidade da Europa, kms e kms de árvores, caminhos, riachos, que gelam no inverno, cascatas, miradouros, restaurantes ao ar livre e até um anfiteatro , onde no mês de Julho se representam peças pelo famoso Münchener Sommertheater, do qual o meu filho João fez parte durante quatro anos ou mais.Não se pagava entrada, as pessoas iam pelas 7, sentavam-se nos degraus do anfiteatro, abriam as cestas e todos se irmanavam num piquenique gigantesco recheado de iguarias, vinho, bolinhos de bacalhau, presunto, etc. Quando o sol se punha, começava o teatro e após escurecer totalmente, no primeiro intervalo, os espectadores compravam um balão ( tipo S. João) com vela dentro, que ficava aceso até ao fim do espectáculo , enterrado na relva.



Tartuffe de Moliére

É um local paradisíaco em todas as estações do ano, no inverno com a neve e as árvores despidas, fica frio e belo mas um pouco tristonho, sobretudo porque anoitece pelas 3 horas e não se vê quase ninguém. No Verão, pelo contrário, as bicicletas, trotis, bébés e crianças enxameiam as áleas, buzinando alegremente e chilreando como os passarinhos. Lembro-me que quando ia sozinha passear, levava o meu discman - ainda não havia IPods - e deitava-me na relva a olhar para o céu e a ouvir a música - sentia-me num local privilegiado onde só os eleitos têm assento....mas os eleitos eram muitos a picnicar, a dormir, a jogar ao disco, a namoriscar, a estudar e sobretudo a apreciar um dos locais mais belos da sua linda cidade.





a>