sábado, 28 de novembro de 2009

OVER THE RAINBOW



Hoje vi um arco-íris da janela do meu quarto. Já há muito que não via nenhum e foi uma alegria quando abri as persianas e deparei com este espectáculo. Fui logo buscar a minha máquina "para mais tarde recordar". Telefonei aos meus netos, que moram no prédio ao lado, e eles também estavam a vê-lo com a Mãe.
Passado algum tempo, fui a casa deles e o mais pequeno disse: Anda Avó, vamos ver o arco íris! Mas as nuvens tinham-se adensado e a miragem tinha desaparecido. O mais velho então explicou ao irmão: "Sabes, é preciso haver sol e chuva ao mesmo tempo!". A Física explica tudo. As Mães também.

E porque andamos numa de Poesia - e não só - vai aqui um poema brasileiro ( só podia) ao arco-íris.

ARCO ÍRIS

Choveu tanto esta tarde
Que as árvores estão pingando de contentes.
As crianças pobres, em grande alarde,
Molham os pés nas poças reluzentes.

A alegria da luz ainda não veio toda.
Mas há raios de sol brincando nos rosais.
As crianças cantam fazendo roda,
Fazendo roda como os tangarás:

"Chuva com sol!
Casa a raposa com o rouxinol."
De repente, no céu, desfraldado em bandeira,

Quase ao alcance da nossa mão,
O Arco-da-Velha abre na tarde brasileira
A cauda policroma de pavão.


Olegário Mariano, Canto da Minha Terra,
Pimenta de Melo, 1930

( in Praça da Poesia, blogspot)