quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tempo de poesia



São 6 da manhã e não consigo dormir. Não sei se foi dum café que tomei ontem à tarde, se das emoções do lançamento do livro de poemas da minha Amiga Regina, que me impressionou bastante, se do tempo chuvoso, da vontade de pintar sem parar....

O evento de que falo foi bonito pela sua simplicidade e pelo gosto com que todos os participantes ali estavam. Ninguém tinha sido obrigado, a tarde estava muito chuvosa, o clube quentinho, as crianças palradoras, a apresentação concisa e apelativa, a música envolvente, tudo muito belo e leve. Uma verdadeira lufada de ar fresco.

Deve ser bom ter a família toda à volta a presenciar momentos altos da nossa vida - um livro que se escreve, uma experiência que se faz para as crianças, um autógrafo que se dá com amor, palmas que se batem porque merecidas, pessoas que não se esperavam ver, conversas trocadas e todos os sinais de Amizade que se nutrem por uma pessoa que não exige nada, mas dá muito aos outros.

Fica aqui uma das poesias mais bonitas do livro " Ciência para meninos em poemas pequeninos":

Poesia

Perguntaram à Maria
o que era a poesia
e a Maria respondeu:



É saber olhar o Céu,
ouvir as ondas do mar, e sentir a maresia, as aves a chilrear,
desde que o sol se levanta, deixar a areia escapar

por entre os dedos da mão
e saber ouvir o vento
que traz sempre uma mensagem
quando chega de viagem.
É acarinhar a terra

cada animal, cada planta, cada pedra, cada rio.
É cantar ao desafio com o melro
,
o gavião, e também a cotovia, o pardal, o rouxinol.
É saudar o arco-íris
num dia de chuva e sol.


Para homenagear esta minha Amiga poeta, que conheço há quase trinta anos, adicionei aqui umas fotos minhas relacionadas com a mensagem do poema.
(Clicar para ver maior.)