domingo, 11 de abril de 2010

Domingo em casa


Está um dia maravilhoso de verão. Daqui da minha janela da sala, só vejo as árvores dum verde pálido, tremelicando com a brisa, mais diria a aragem que, de vez em quando, se faz sentir. A minha varanda é virada a sul, o sol bate nela durante quase todo o dia e a tijoleira fica quente como brasa. As plantas, uma yucca já velhinha, que passou por Braga durante tres anos, uma ficus benjamina com a idade do casamento do meu filho - dez anos - e uma ficus decora que me foi legada pelos antigos habitantes deste apartamento acolhem-se desta soalheira, implorando por mais água. As florinhas que plantei recentemente parecem agradadas com a nova morada, mimosas e coloridas. As cadeiras de palha, muito antigas e acizentadas da humidade já desistiram de ver alguém sentar-se nelas e conformaram-se com o facto de serem apenas decorativas. O barulho da rua, que é quase uma avenida, os autocarros para cima e para baixo, tornam-se incomodativos e dentro da sala ou na cozinha banhada de sol está-se melhor. A vista é a mesma e há silêncio.
A torre da casa dos Andresen, agora propriedade da FCUP ergue-se altaneira.As janelas foram todas pintadas e os vidros estão transparentes como há muito não acontecia. Dali podem-se ver o jardim botânico completo, o rio e o mar no momento em que se abraçam junto ao molhe construído recentemente.É espectacular, mas só se pode lá entrar com licença do porteiro.

Estive a pintar, ou antes a modificar um quadro que já tinha pintado há tempos...não sei se ficará assim, de vez em quando mudo tudo....

acrílico sobre tela

E música?
Hoje é mais o silêncio....mas há pouco estive a ouvir árias do musical "Les Miserables", um hino à liberdade e à revolução, próprias deste mês de Abril.
Vai aqui o maravilhoso : Do you hear the people sing?, cantado em concerto no 10º Aniversário do início do musical em Londres