sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jacarandás de Lisboa


Pintura a pastel feita por mim em Maio de 2008

Hoje dediquei-me `a leitura de artigos sobre jacarandás e encontrei muitos blogs que deles falam,trazem fotografias e são belíssimos. Soube também que em Brooklyn há avenidas inteiras ladeadas por estas árvores maravilhosas.

Eis o perfil desta espécie arbórea ( edição brasileira):

Árvore de porte médio, que atinge cerca de 15 metros. De copa rala, arredondada a irregular, folhagem delicada, é uma árvore decídua a semi-decídua. Seu caule, 30 a 40 cm de diâmetro, é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade.
Suas folhas, que medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais delicados, de coloração verde-clara acinzentada, e se concentram na extremidade dos ramos.
No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera.
Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão (de agosto a novembro).
Os frutos surgem no outono (maio a setembro), são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes.
O fruto é cápsula lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas sementes aladas.




Pintura feita hoje a pedido da minha sobrinha Catarina, que é apreciadora de árvores e não só :)).Esta é a nova versão, já depois de algumas sugestões feitas pela mesma, que eu acatei como pintora amadora que sou. Gosto mais desta versão, mais light.

E já agora uma quadra do meu irmão de que sempre gostei:

Em Lisboa abriu-se a alma verdadeira
E sentiu-se o que existe para lá
Da magia e da arte feiticeira
Lisboa explodiu jacarandás.