quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A importância da Visão



Não , não estou a falar da revista semanal, nem de nenhuma profecia, estou simplesmente a referir-me aos nossos olhos e à sua capacidade de abarcar o mar dum lado ao outro, o céu de baixo até cima, o desdobrar das ondas a cintilar ao sol, as pessoas - sobre as quais nada sabemos ou viremos a saber - que neste dia a esta hora se cruzaram connosco diante de todo este esplendor.

Fui a uma consulta de oftalmoogia na Clinica que fica mesma em frente ao mar, quase no Castelo do Queijo, um palacete restaurado, onde os exames à vista custam literalmente "os olhos da cara"! Já lá vou há mais de 20 anos, no início era no Bom Sucesso há uns anos mudou-se para a Foz.

Como cheguei um pouco cedo ao local - o autocarro levou 15m da minha casa lá - andei por ali a passear e e respirar a brisa marítima. Felizmente que tenho olhos. Ainda bem que vejo tudo, com mais ou menos nitidez- sofro de miopia ligeira - e oxalá nunca deixe de ver. Assustei-me porque andava a ter umas perturbações - flashes de luz num dos olhos - o que já me aconteceu há 4 anos e depois passou. Tive de fazer um exame demorado à retina, com gotas que alargam a pupila. Ainda vejo tudo um pouco turvo neste momento, mas já não ardem. Terei de tomar uns comprimidos todos os dias em jejum para que a doença não evolua...:). Nada de muito grave...

Aqui ficam as fotos que tirei hoje.

Os olhos vêem muito mais. Há que os proteger!



POEMA DOS OLHOS DA AMADA

Oh, minha amada

Que os olhos teus


São cais noturnos

Cheios de adeus

São docas mansas

Trilhando luzes

Que brilham longe

Longe nos breus


Oh, minha amada

Que olhos os teus


Quanto mistério

Nos olhos teus

Quantos saveiros

Quantos navios

Quantos naufrágios

Nos olhos teus


Oh, minha amada

Que olhos os teus


Se Deus houvera

Fizera-os Deus

Pois não os fizera

Quem não soubera

Que há muitas eras

Nos olhos teus


Ah, minha amada

De olhos ateus


Cria a esperança

Nos olhos meus

De verem um dia

O olhar mendigo

Da poesia

Nos olhos teus



VINICIUS DE MORAIS