Tive cães, alguns, numa casa com jardim onde eles podiam correr livremente. Nunca fui apologista de animais em casa, a não ser lá fora. Quando era criança, fui mordida por um numa festa de anos e tinha um verdadeiro terror do caniche do meu padrinho, que me saltava para cima, cada vez que eu ia lá a casa e era tratado a queijo flamengo ( a minha prima era holandesa!). Embirrava com aquele cão e até sentia ciúmes dele, pois o meu Padrinho o tratava bem demais.
Gatos tive vários na minha casa de Chaves.Entravam pelas janelas postigo e instalavam-se nuns sofas que tinhamos guardados numa sala junto à garagem. Faziam daquela sala o seu local de convívio.....:))

Quando a minha amiga Maria do Céu arranjou um gatinho e me falava dele como se fosse uma criança, encantada com as atitudes do bichano,

comecei a interessar-me pelos gatos.
Aconteceu que a minha filha foi incumbida de traduzir um livrito " "How to make your cat happy" e não podendo traduzi-lo todo sozinha, ajudei-a em grande parte. Fiquei pasmada com o que li sobre os gatos, cada página era uma surpresa nova, deliciei-me com as histórias, as estratégias e manhas dos bichinhos. Ofereci este livro já traduzido à Maria do Céu. Ela foi-me enviando fotos pela net e nos intervalos das aulas falávamos do seu Mikito com ternura, como eu falava do meu neto, que acabara de nascer.
. Estas são algumas fotos recentes do célebre Mikito!
Em tempos vi o musical CATS em Londres, tendo lido o Livro de T.S.Eliot donde foi tirada a peça. Esse livro foi traduzido pelo meu professor de Literatura Inglesa, Prof. João Almeida Flor, um dos melhores professores que tive na FLUL. Encontrei este pedacinho na web.
Deixem-me dizer: GATO NÃO É CÃO
Por via de regra, o Cão de bom tom
sempre se dispõe a ser um palhaço,
não sabe fingir um ar afectado
e chega a perder toda a compostura,
deixa-se enganar com facilidade,
basta que lhe façam festas no pescoço
(...)
Que fique bem claro, volto a dizer:
Um Cão é um Cão - UM GATO É UM GATO!
Fica aqui um extracto dos mais célebres do musicalde Andrew Lloyd Webber...Jellicle Cats ( Gatos vadios)