quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Martinstag- S. Martinho


Há cinco dias que não saio de casa, pode parecer estranho, mas é a única maneira de curar uma gripe.Sou muito obstinada no que se refere aos vírus e penso que é criminoso andar a espalhá-los, mesmo pela família. Não me custa nada estar só, os dias parece que se esvaem e rapidamente vem o outro dia. Pintarolo algumas coisas sem jeito, faço geleias, googlo muito, tricoto e vejo alguma TV, sobretudo música.
Não fico na cama, mesmo com febre, mas estou aqui agasalhada , olhando a paisagem da varanda, e constatando que as noites vêm cada vez mais cedo, os céus carregados escondem a luz do sol quase todo o dia, as nuvens ameaçam chuva e só o aquecimento central nos impede de acender a lareira.

Hoje é dia de S. Martinho, os miudos já festejam o Martinstag no Colégio Alemão, uma cerimónia que se repete todos os anos e de que me lembro desde que o meu filho entrou aos 4 anos, há quase 30 anos Nessa altura eram as mães que faziam as lanternas em casa e ainda me lembro de ter de fazer tres lanternas - com embalagens de ovos, latas de leite para bébé, papel cristal de cores, cartões, recortes, etc. Com uma velinha no centro qualquer coisa fica transformada em lanterna. Também fiz algumas com os meus alunos quando leccionei alemão na escola. As crianças agora fazem lanternas de todo o género e desfilam já noite pelo pátio. Aí há uma curta sessão teatral com a lenda de S. Martinho e do mendigo.Findo o desfile os miudos sentam-se no chão e comem castanhas assadas ( sem geleia:)). É sempre divertido para eles.

Ficam aqui dois videos especiais para os meus netos e filhos que quiserem recordar este momentos.