terça-feira, 23 de agosto de 2011

A costa vicentina: um milagre ainda virgem e ignorado




No sábado li a FUGAS, como é meu hábito, embora cada vez a ache mais desinteressante e com preços exorbitantes, até parece que somos todos ricos!!



Trazia um artigo intitulado " O Algarve a duas velocidades", de Sandra Costa, que me pareceu sugestivo. Ao lê-lo, sofri uma decepção enorme.
Onde estava a descrição duma das áreas mais belas da costa portuguesa, área protegida, natural, selvagem, que atrai tantos e tantos alemães e escandinavos, encantados com o mar e areais a perder de vista, encimados por uma escarpa negra, onde passeiam cabrinhas, majestosa, semi-velada pelo nevoeiro por vezes ou embebida na luz do sol poente? Onde estava a "minha" costa vicentina, em que me sinto inebriada pelo cheiro do mar, os salpicos da água, a espuma estonteante, o silêncio, as gaivotas ?

Não reconheci naquele artigo qualquer interesse em apelar aos turistas algarvios e não só para que visitem as praias do sudoeste vicentino, nem sequer da parte da autora qualquer conhecimento sobre o que representa uma área protegida, que é simultaneamente o ponto mais sudoeste da Europa e que exerce uma magia especial sobre quem lá vai, seja de carro, de jeep ou de bicicleta....
Nem sequer apresentava fotografias eloquentes dos locais onde a reporter tinha estado.



Há anos, um amigo meu resolveu ir a Sagres passar uns dias com a namorada e pediu-me conselho sobre o que deveria ver. Expliquei-lhe que devia parar em Vila do Bispo, meter por uma estrada que indica Castelejo e a partir daí, andar a pé pelas praias, que se ligam entre si. Quando voltou, só me disse: Obrigada por me teres apresentado a Santíssima Trindade: três praias únicas: Castelejo, Cordoama e Barriga.
Todos os anos lá vou, quase como os peregrinos vão a Fátima. Faz parte do meu roteiro místico...este ano infelizmente não consegui e sinto a falta daquela experiência. Foi lá que tirei algumas das fotos mais lindas que tenho de praias, ainda com a minha velha Canon não digital. Aqui estão. Apenas a primeira é dum amigo meu do Woophy, que esteve lá há algum tempo.
Escrevi uma email para as Fugas, responderam-me que aquilo era o que a autora tinha podido ver a convite da organização , que gostos não se discutem :), que não tinha ido a restaurantes, nem podia falar do que não lhe mostraram.....é muito pouco, limitado, pobre e em matéria de informação nula...se não tinham conteudo, para quê escrever sobre o assunto??