quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mudanças

Sempre gostei de decoração. E de mudanças, coisa que a maior parte das pessoas odeia.
Ainda bem que é assim, pois tive de fazer umas oito mudanças de casa na minha vida. E não sei ainda se não farei mais, canso-me facilmente dos sítios, gosto de conhecer outros locais, outras casas, arquitecturas diferentes e decorações diferentes. Já aqui estou há cinco anos, mas a vontade de mudar de casa é grande:). Não o farei porque estou perto dos meus netos e foi por isso que vim para aqui.

Muitas pessoas não querem mudar nunca, a ideia de tirar uma peça dum lugar ou um móvel dum canto da sala deprime-as. A mim é o contrário. No meu quarto já tive mais de dez quadros diferentes numa das paredes e por cima da minha cama. Quando me farto de olhar para a mesma cena, mudo...compro mobílias em módulos para poder transformar a meu modo. Tenho horror àquelas peças de mobiliário antigo que ficam anos e anos no mesmo local, muito escuros e tristonhos.

Hoje estive no novo/velho apartamento que vai ser do meu filho, na Ramada Alta, à espera do funcionário da EDP, que em 5 minutos ligou a luz, parecia mágico!! É maravilhoso acender os candeeiros, ligar o microndas, ver a caldeira e as luzinhas todas a responderem aos nossos anseios. Mas ainda falta a água - essencial para mim - e o gaz, para ficar tudo ligado.
Também fizémos já uma parte da mudança de mobílias e outras coisas que estavam na garagem individual para o apartamento e a sala já ficou com um aspecto interessante e minimalista como gosto. As almofadas dos sofás estão sujas e vão ter de ser todas lavadas, uma das paredes vai ser pintada por causa dos buracos que os meus inquilinos fizeram para meter uma estante ( sem sequer me pedir licença para a esburacar toda). Ainda não há mesa da sala....mas lá virá.
Adorei estar ali a ver aquela vista fenomenal das janelas da sala, com o mar duma ponta a outra- hoje com neblina cerrada - os prédios caóticos que se construiram nos últimos tempos,  a Casa da Música, qual meteorito caído na Boavista, é quase como ver o Porto de teleférico, com o céu tão perto. Gosto daquela casa, tem luz até ao entardecer e pores do sol todos os dias....mesmo quando há nuvens. Foi lá que tirei fotos dos melhores pores do sol na minha vida.
A tarde fomos a Gaia a uma loja tipo Ikea e comprámos umas estantes, mesa de jantar com cadeiras, frigorífico e máquina de lavar a roupa , tudo do mais barato , mas com gosto. O meu filho pagou tudo a meias comigo, pois ele ganha muito pouco e nem sabe se lá fica por muito tempo.
 É uma sensação óptima, poder ajudar os meus filhos e ao mesmo tempo divertir-me a decorar. O meu filho não sabe muito bem como o fazer e ainda gosta que eu o faça, sei-o bem. Um dia se casar já é diferente.

Foi um dia em cheio. Notei que na Serpa Pinto, há algumas modificações, a confeitaria Nandinha está toda moderna e apinocada, a Farmácia Barreiros foi reconstruida no local e vai ter serviços de clínica privada, há uma CGD mesmo em frente do portão da nossa casa, fizeram um estúdio muito giro dum pardieeiro que havia por ali...a cidade mexe-se e dá sinais de vida, é excelente para quem já há muito lá não vive.