terça-feira, 17 de julho de 2012

Fim de tarde na Foz

Depois do dia em brasa, a Foz recebeu-nos com um vento benfazejo e já mais fresco...

Fui jantar à Máscara com a minha filha, mesmo às 8.

O sol ainda ia alto, mas cheirava a maresia e a maré estava ainda mais baixa que a minha, ontem à tarde. As rochas negras em contra-luz são sempre mais belas e o mar mais azul.

A Pérgola - o adorno mais bonito que a Foz apresenta - parecia de ouro contra o mar. Tirei umas fotos quando a máquina começou a piscar e a dizer que estava sem bateria. Já é azar. Esta bateria é curta...muito mais do que a da Leica ou então sou eu que a abro e fecho muitas vezes. As que tirei ficaram engraçadas, é uma hora belissima para fotografar o que quer que seja. Até as plantas vulgares se tornam mais belas-














Encontrei informação sobre a Pérgola na Wikipedia. É interessante.

A Pérgola da Foz é uma pérgola com balaustrada construída em cimento localizada entre a Praia da Luz e os jardins da Avenida de Montevideu na cidade do Porto, em Portugal.Apesar de pertencer à freguesia de Nevogilde é uma das imagens mais associadas à Foz do Douro, sendo um dos ex libris mais conhecidos e emblemáticos do Porto.
Foi construída por volta de 1930, integrada no Projeto de Melhoramentos e Embelezamento da Avenida do Brasil elaborado pela Câmara Municipal do Porto naquele ano. A sua construção custou cerca de 53 000 escudos e foi entregue a António Enes Baganha, um dos artistas mais importantes do seu tempo nesta área.
A proximidade do mar contribui para a degradação do betão armado da pérgola, o que levou a autarquia do Porto a financiar obras de requalificação em 2008. As obras incluíram a reparação da pérgola e de toda a balaustrada, tendo as paredes viradas para o mar sido pintadas com tinta anti-graffiti, uma tinta especial que tira os elementos porosos de forma a que depois com um jacto de água e uma vassoura se possam limpar os graffiti.


                                                  Deus a conserve e os homens também!