quarta-feira, 18 de julho de 2012

Parabéns Nelson Mandela



Assinala-se hoje, 18 de Julho,  dia do seu aniversário ,pela terceira vez, o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia-Geral da ONU, devido à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz e da liberdade.

Curiosamente, Mandela nasceu dez dias depois da minha Mãe que teria feito 94 anos no dia 8. 

Quando Nelson Mandela fez 70 anos na prisão há 24 anos, publicaram um vídeo com um concerto de celebração em que dezenas de personalidades intervieram e cantaram em sua honra. Usei este vídeo vezes sem conta nas minhas aulas, chamando a atenção para o racismo e o apartheid na África do Sul. Os alunos eram muito sensíveis a este tópico, que hoje já não suscita tanta celeuma, talvez por boas razões.

Hoje Mandela faz 94 anos. Um Homem notável, talvez o maior estadista do nosso tempo. Se houvesse mais homens como este, o mundo estaria certamente melhor.

Fica aqui uma das canções que mais impacto teve nos meus alunos: Brothers in Arms pelos Dire Straits:




These mist covered mountains
Are a home now for me
But my home is the lowlands
And always will be
Some day you'll return to me
Your valleys and your farms
And you'll no longer burn
To be brothers in arms
Through these fields of destruction
Baptisms of fire
I've witnessed all your suffering
As the battle raged higher
And though they did hurt me so bad
In the fear and alarm
You did not desert me
My brothers in arms

There's so many different worlds
So many different suns
And we have just one world
But we live in different ones

Now the sun's gone to hell
And the moon's riding high
Let me bid you farewell
Every man has to die
But it's written in the starlight
And every line on your palm
We're fools to make war
On our brothers in arms

Mark Knoppfler -