terça-feira, 17 de julho de 2012

Música Antiga e 37º

O que fazer quando a temperatura lá fora é impiedosa?


Odeio o calor, aguento bem melhor o frio com agasalhos próprios e mesmo a chuva. Este calor só serve para quem está na praia, à beira da água. Matosinhos é tentador, mas a água tão fria que nem sei se aguentaria umas horas na praia e o esforço de lá ir é grande. Não gosto de estar ao  sol a não ser depois dum belo banho de mar.
Talvez vá para Ofir com a minha filha passar uns dias.
Gosto muito de estar assim uns dias num hotel ou pousada com piscina junto à praia, é bem mais agradável e come-se bem nos restaurantes aqui do norte. Dantes ia sempre, agora já há anos que não o faço, mas já ando a pesquisar na net o preço e vagas nos hoteis.

Oiço um ensemble a cantar uma missa numa igreja medieval, uma abadia,  L'Abbaie aux Dames, Festival de Saintes 2010. O palco quadrado está no meio da igreja e o publico todo à volta. Muito bonito. Compositor Clémens, não conhecia. Aplausos enormes. É um tipo de música que refresca neste tempo estival. A abadia é linda , sóbria com pedra antiga e arcos em ogiva.
Seguem-se as Cantatas de Bach tocadas por um conjunto de oito instrumentistas com instrumentos da época, que soam mais místicos ainda. Um contratenor canta perfeitamente integrado na "paisagem" musical.
O meu espírito eleva-se com Bach. Já não estou no Porto com 37º. Estou naquela abadia, cercada de muros altos de pedra fresca, sou uma privilegiada...Bach, obrigada.