sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os portões do Campo Alegre

O Campo Alegre era uma zona de grandes quintas e mansões no sec.XIX. Aqui viviam famílias abastadas, muitas delas relacionadas com o comércio do Vinho do Porto, estrangeirados, mas já com raízes fundas na cidade do Porto, toda ela virada para a indústria e com vida própria e cultura muito sua.

Já pouco resta do glamour desses tempos.
Na Rua do Campo Alegre, na zona onde moro, ainda há algumas vivendas tipo mansão que pertencem à Universidade do Porto, a antiga FLUP, que agora é a FCUP,  rodeada por um jardim lindissimo, que ninguém aprecia assim muito, o Círculo Universitário, onde se almoça maravilhosamente por pouco dinheiro e o Jardim Botânico que é pertença da FCUP.

 Os portões destas mansões eram todos trabalhados em ferro forjado , pintados de verde, e se não fora a mania dos grafitti, constituiriam um espólio maravilhoso nesta cidade.

Hoje no meu caminho para o colégio alemão, onde fui buscar os meus netos no seu último dia de escola, tirei algumas fotos desses portões por onde se vê a folhagem muito verdejante dos jardins.






Algumas casas da Rua Guerra Junqueiro ainda ostentam portões bonitos, mas vê-se que são modernos a imitar os antigos. Algumas casas têm muros tão altos que nem se vêem. O medo dos assaltos é enorme. É o que dá viver-se civilizadamente em pleno século XXI.