quinta-feira, 20 de maio de 2010

Utopia ou realidade?

Hoje fui à Utopia.

Ando a fazer um quadro grande e estou a gostar, mas ainda não acabei, de modo que me pus a ver outras obras de colegas, catálogos, etc.
Ao olhar para o catálogo da exposição de Teresa Vieira - a proprietária da Utopia e minha amiga - enamorei-me de alguns quadros dela feitos com técnicas mixtas.
A Teresa é muito competente em técnicas diversas e embora não dê aulas agora, todos gostamos de ver o que ela faz em casa ou no atelier nas horas vagas(?). Os quadros dela estão sempre por ali... Já fez muitas exposições aqui e fora da cidade. Usa impastos, papel de seda ( neste caso), colas, espátulas, óleo e acrílico, vidro, etc.

A medo perguntei-lhe quanto custariam os dois quadros.
Não posso pôr aqui o preço deles por razões óbvias, mas digo-vos que com esse dinheiro, nem uma peça de roupa decente se compra:)...e além disso, o segundo foi-me oferecido ( não para publicidade....mas por pura simpatia e amizade o que me comoveu imenso).

Não tinha o dinheiro ali, mas trouxe-os para casa, ficam lindos na minha sala. Nem sequer os pus na parede, ficaram na estante embutida no meio de algumas peças de família. Aguentam-se em pé, visto terem uma espessura considerável. Medem 30x30 cm.

Sempre gostei de ter à vista o que não é feito por mim. Os meus quadros podem estar encostados contra a parede durante meses...não me afecta nada.

Já uma vez tinha posto aqui uma entrada sobre esta artista. Gosto de quase tudo o que ela faz e penso que merecia maior destaque no mundo da cultura e das artes.