domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os horizontes do mar



Passei três horas ao pé do mar, numa tarde que bem podemos agradecer aos deuses, pois não acredito que haja muitas assim em pleno inverno no resto da Europa. Uma tarde linda, luminosa, prateada, com uma leve neblina a lembrar que não há vento, ondas altas, imponentes, fazendo um barulho ensurdecedor. E lá longe, o horizonte, sem medida, sem limites, infinito...

Há dias vi um documentário na RTP chamado : A Vida por um Fio, era a odisseia dum paraquedista que cai no meio do oceano e consegue salvar-se pela sua persistência, coragem e vontade de viver. Não sei o que será estar dentro da água e ver a linha do horizonte de baixo para cima, não ter um ponto de referência, apenas a água sem fim. Lembro-me que o homem se agarrava a um tronco que lhe parecera um crocodilo, mas que durante algum tempo, o ajuda a aguentar-se à tona. As tantas descobre que o tronco em vez de o ajudar a encontrar terra, o leva cada vez mais para fora em direcção ao horizonte e com lágrimas nos olhos larga-o para se entregar à sua sorte.

O mar é lindo...nunca me canso de o olhar...já nem vale a pena levar livros para a Foz, prefiro a música e a contemplação pura...o sol na cara, a paz duma esplanada cheia, sem música, senão a minha.

As gaivotas é que têm sorte. Andam por ali, na areia, de vez em quando nadam à tona das ondas e depois elevam-se em voo ritmado nos ares. São polivalentes. Sempre as invejei.

Á volta, no autocarro, os mesmos velhinhos do costume, com bengalas ou sem elas, muito engelhados, caras franzidas, rostos cansados, estiveram a gozar o sol deste dia glorioso. A avenida do Brasil parece uma festa de S. João, cá em cima anda meio mundo, casais, crianças, jovens, velhos; na esplanada não dou por nada, embrenhada na música: as ondas fazem ainda mais ruído de fundo e na nossa frente não vemos mais nada senão a linha do horizonte, sempre ali...infinita.