segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Freud vs Jung

Sempre gostei de Filosofia e ainda estudei alguma coisa na FLUP para lá do que nos debitavam no secundário, filosofia de pacotilha, tudo baralhado, sem grande conexão. Na Flup tive uma cadeira de Introdução à Psicologia, bastante útil para a via que acabei por escolher.
Acredito na Psicanálise, nas conversas no divã, no papel dum bom psiquiatra ou psicólogo. Nunca fui a nenhum por minha conta, mas já contactei com pessoas maravilhosas nesse ramo e sei de resultados surpreendentes conseguidos apenas através do diálogo e medicação.


O filme que fui ver contrapôe as teorias de Freud e de Jung, colegas na investigação, mas nem sempre de acordo quanto aos meios a usar para libertar os pacientes através da quebra de tabús e da expressão dos seus instintos e repressões.
Não vou contar o filme pois tiraria todo o interesse aos proximos espectadores. Gostei do "approach" de Cronenberg, um realizador de que não gosto especialmente. O filme é um pouco teatral e não muito rebuscado em termos de recontituição da época, achei-o bem mais interessante a nível do diálogo e da interpretação das personagens principais,
entre as quais a linda Keira Knightley, que é uma das minhas actrizes inglesas favoritas. A intelectualidade do tema deve escapar a algumas pessoas incautas, que esperem outro tipo de filme.

Fica aqui o trailer: