sábado, 28 de abril de 2012

Quality time

Poucas vezes falo dos meus netos. Não dou pormenores sobre as suas vindas e idas, o que não quer dizer que cada minuto das suas visitas não seja aproveitado por mim até ao possível.
Infelizmente, tenho um adversário terrrível em casa : o ecran da TV. Não a tendo em sua casa, logicamente, querem ver os Pandas e Disneys chez moi.

E como é que uma Avó pode aliciar os netos com outras actividades mais interessantes, se nem sequer conduz carro e eles gostam pouco de andar a pé?

Por isto tudo fiquei deliciada quando hoje recebi um email do meu neto mais velho logo de manhã:


Olá,
Hoje de manhã vou ter violino, mas à tarde não tenho nada para fazer.
Se quiseres podemos ir passear. Posso ir ter a tua casa ás 14:30?
Se poder ainda bem. Mudando de assunto, se o jogo for á volta das oito,
a minha mãe deixa-me vêlo. Nesse caso aparecerei à volta das 19:45.
Pensei irmos passear a um sítio diferente ou a um sítio onde tu vás poucas vezes.
 Beiginhos.

Tem oito anos. O plano pareceu-me estupendo para sair desta modorra em que tenho vivido nestes últimos dias. Respondi-lhe que viesse e que ficaria comigo até o jogo acabar, ou seja, até às 9.30. Estivémos a preparar uns quadrinhos com impasto ara pintarmos depois de sairmos.

Resolvi ir à Foz, pois estava uma tarde lindíssima e o sol bem quente. Meu dito, meu feito. Munidos de casacos - nunca se sabe - e boné, livros e máquina fotográfica, lá fomos nós de autocarro até ao mar. Enganei-me no autocarro - apanhei o 207 em vez do 200- mas o resultado foi igual, fomos parar ao mercado da Foz. Daí ao mar é um pulinho. 
Chegámos pelas 2.30, ainda havia muitas deck chairs livres e aí nos instalámos durante umas duas horas. Pelo meio, o rapaz cansou-se de ler o seu livro de aventuras, de modo que foi até às rochas, subiu e desceu , apanhou buzios, contemplou o mar, sempre debaixo dos meus olhos, arrojando-se até ao cimo dos rochedos, mas com segurança. 
Hoje o mar estava chão e nem por isso muito bonito, mas o sol era suficientemente quente. 
Às tantas, disse-me  com um enorme sorriso bastante raro nele, em geral, com um semblante para o sério: É tão bom estar aqui!

Viémos pela Loja dos Chineses para comprar umas sapatilhas pois com o futebol, elas morrem todas as semanas...o que vale é que as há baratas nestas lojas. Já calça 38, o rapaz, impressionante! No Pingo Doce comprámos bifinhos de lombo para o jantar e gelado para o tio, que é guloso. É dia de festa:)). Dia da Avó!