domingo, 22 de abril de 2012

Um filme para a 3ª idade



Fui ao cinema, para espairecer e pensar noutras coisas. Gosto muito de sessões às 2 da tarde e agora muitos cinemas só têm sessões depois das 4 durante a semana. Dantes todas os filmes que via eram a essa hora, depois das aulas e antes de os meus filhos chegarem do colégio.

O domingo é o dia ideal para ir sossegadamente até ao Arrábida. Está vazio quando entro e cheio quando me venho embora. Pago 3 euros por ser quem sou :) e estou bem acompanhada de senhores e senhoras da minha idade...que não comem pipocas, nem bebem coca-cola:)

Fui ver " O Exótico Hotel Marigold", um filme que estreou esta semana, produzido por ingleses, baseado num livro com o mesmo nome e recheado com um naipe de actores bem conhecidos da velha guarda britânica.
Quem viu séries da BBC conhece-os todos. Brilham Maggie Smith, que voltou à nossa TV na série magnífica Downton Abbey e Judy Dench, actriz de teatro e cinema clássico, que aqui desempenha o papel de narradora ( num blogue, como este!!).
O filme passa-se todo em Jaipur - India - com o seu exotismo, cor local, confusão e charme simultaneamente. As personagens são talvez um pouco clichés, mas pelo facto de terem mais de 60 anos , não me aborrecem tanto como os jovenzinhos estereotipados dos filmes americanos. Tornam-se interessantes, próximos e comoventes, mesmo que um pouco previsíveis.
Para mim valeu a pena, passei duas horas deliciada com a mistura do British English e a algaraviada indiana, os contrastes culturais, os rostos da multidão, onde vejo tantas semelhanças com alguns tios e primos meus de Goa. Até um dos meus netos poderia estar ali naquele filme.
Nunca lá fui, sempre sonhei ir, é um daqueles sonhos que talvez nunca realize. Mas a Índia está nos meus genes, nos meus hábitos, na minha maneira de olhar para o mundo, na minha espiritualidade e ânsia de paz. Foi por isso que me identifiquei com este filme e com a história de sete pessoas da minha idade.

A Índia nunca será para mim "um lugar estranho".