terça-feira, 15 de maio de 2012

Cavalaria Rusticana

É raro ver uma ópera inteira na TV.

Mas hoje tenho estado a ouvir, mais do que a ver, uma das óperas italianas mais conhecidas Cavalaria Rusticana, de Mascagni que nunca tive o prazer de ver ao vivo no Coliseu de Lisboa, onde durante anos assisti a óperas italianas e francesas com cantores de gabarito, Titto Gobbi, Renata Scotto, Gino Becchi, Alfredo Kraus, etc. 
O meu pai tinha bilhetes de graça por ser médico da família Covões e muitas vezes obrigava-nos a ir, mesmo quando se tratava de óperas menos conhecidas como o Boris Goudunov, uma saga russa de fugir!!
Vi quase todos os Verdis, Puccinis, Donnizettis, Mozarts e Bizets.

Conhecia algumas árias de cor, devido ao programa " O Canto e os seus Intérpretes" da Emissora 2, que ouvia religiosamente na minha juventude. Chorava com as desgraças de tantos amores fracassados, mortes trágicas, infortúnios e traições. Vibrava comos intermezzos musicais como este de Mascagni ou o canto dos pescadores da Madama Butterfly...e ainda hoje ao ouvi-los me vêm as lágrimas aos olhos.

Esta ópera em 1 acto está a ser transmitida no Brava com um cenário minimalista , todo branco, e com os protagonistas e figurantes vestidos de preto, coo se fossem sombras ou silhuetas.
A ária Mamma, adio, faz chorar as pedras da calçada....e a cena do duelo com a mãe a debruçar-se sobre o filho já morto é plangente. Mas o que me atrai mais ainda nesta ópera é o Intermezzo, muito conhecido , que aqui vos deixo... juntamente com a ária mencionada.





Terminada esta ópera, segue-se Os Palhaços de Leoncavallo. Linda e de cortar a alma! Até me esqueço do jantar:))