terça-feira, 15 de maio de 2012

In memoriam

Já há dias relembrei  aqui os meus primórdios da pintura em 2008 - já fez quatro anos - e afirmei como o pastel de óleo foi o meu material de eleição durante meses.

Nessa altura não tinha blogue, de modo que nem metade dos quadros que fiz estão aqui.
Hoje à falta de melhor resolvi colocar três dos mais bonitos - na minha opinião - que foram expostos na minha primeira exposição em Lisboa.

O pastel de óleo é um material que se usa com prazer, é mais desenhar do que pintar. Os meus pasteis sennelier são fantásticos, não me canso de o dizer. Segundo reza a lenda foram encomendados por Picasso a Sennelier, que depois os industrializou. São muito caros, mas valem a pena.
O meu neto de seis anos exclamou no outro dia ao experimentá-los: "Ó Vó parecem pinceis, tão molinhos! "é verdade quase se desfazem , mas depois misturados entre si conseguem maravilhas.

Um destes quadros - o da floresta - foi "cabeçalho" do blogue durante dois anos. Talvez alguns ainda se lembrem dele. Está aqui na minha entrada.