domingo, 13 de maio de 2012

Einstein e Eddington

Resolvi fazer zapping na minha Zon Iris para ver se haveria algum filme a gravar e ver mais tarde depois de ter saído, ido à Foz, ao Botânico ou a outro lado qualquer.

No TVCine 3 estavam a dar um filme inglês que tinha começado há 10 minutos. As primeiras imagens deixaram-me logo colada ao ecran até agora, 15h. Ouvir inglês  e recuar um século atrás era demasiado convidativo para recusar.

O tema era apaixonante. A teoria da relatividade, descoberta por Einstein e comprovada por Eddington, astrónomo inglês que não gozou da projecção do seu par alemão, mas que no meio conturbado da 1ª GG e contra a opinião de todos os seus colegas da Royal Science Society, se recusou a interromper uma investigação iniciada por Einstein que o apaixonava.
Pediu verba para uma expedição à Ilha do Príncipe e munido de telescópio e máquina fotográfica, conseguiu num eclipse total do sol comprovar a teoria de que a intensidade da luz do sol implica variações na posição dos planetas que orbitam à sua volta.
Para alem do mais, Eddington, que era Quaker convicto, quis provar que a Ciência é universal e não conhece fronteiras, nem raças, nem preconceitos religiosos ou políticos. É somente a busca da Verdade.
Perante o descrédito dos cientistas ingleses, escreveu uma adaptação do poema de Omar Kayyan numa quadra lapidar:

Oh leave the Wise our measures to collate
One thing at least is certain, LIGHT has WEIGHT
One thing is certain, and the rest debate -
Light-rays, when near the Sun, DO NOT GO STRAIGHT.


Eis uma sinopse do filme que encontrei na net:

O Astrônomo Inglês Arthur Eddington foi um dos grandes responsáveis por espalhar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein para o ocidente. Os primeiros artigos foram publicados na Alemanha em 1915, no meio dos conflitos da Primeira Guerra Mundial, e se não fosse com o apoio de Eddington, e das expedições que organizou em 1919 para comprová-la, talvez muito tempo tivesse passado antes que a Relatividade Geral fosse finalmente aceita. 
A BBC produziu um filme para TV sobre essa relação de Eddington e Einstein, que foi transmitido pela BBC2, na Inglaterra, no dia 22 de Novembro de 2008.






A namorada de Einstein diz-lhe em dada altura: Não percebo nada de Física, ao que ele respondeu: Então temos de nos entender pela Música.

Se hoje me encontrasse com Einstein, dir-lhe-ia o mesmo.