sábado, 27 de março de 2010

Jacqueline du Pré



Foi uma violoncelista precoce, a quem se preconizava um futuro brilhante, semelhante ao de Anne-Sophie Mutter, que a todos maravilha com a sua virtuosidade. Nascida em Oxford - Inglaterra - notabilizou-se no violoncelo, que começou a tocar aos 4 anos. Ao ouvir na radio o som do instrumento, virou-se para a Mãe, também ela música, e disse: "É isto que eu quero tocar".
Foi aluna dos mais brilhantes violoncelistas do mundo e Rostropovich, ao ouvi-la, concedeu que era a única executante que conhecia capaz de vir a exceder a sua (dele)própria fama e qualidade.



Jacqueline du Pré celebrizou uma peça menos conhecida do grande público - O Concerto para violoncelo de Elgar, que a ela associam todos os que a conheceram. Casada com outro gigante da música contemporânea, o maestro pianista Daniel Barenboim, percorreu o mundo, dando concertos inesquecíveis para quantos os ouviram durante doze anos. Aos 27 foi-lhe detectada esclerose múltipla, doença que a impediu de continuar a carreira; veio a falecer aos 42 anos.
Uma perda enorme para quem a considerava um génio do violoncelo e guarda na memória a sua presença bela, esfusiante e emotiva nos palcos.

Ofereço-vos uma parte do 1º andamento deste concerto, que desde que ouvi pela primeira vez como música de fundo duma série da BBC - Paradise Postponed ( Paraíso adiado) nos anos 80, se tornou uma das minhas peças musicais de culto. Oiçam bem o som do violoncelo e a virtuosidade da intérprete.