terça-feira, 26 de julho de 2011

Poças de vida



Hoje gozei uma das mais belas manhas da temporada. O sol ferve, a água está a 22º, tudo está bem, as pessoas felizes, crianças por todo o lado, pais contentes e à volta um mundo vivo que nos rodeia, que dura há séculos, que já assistiu a milhoes de veraneantes passeando por estas rochas, já ouviu mihares de conversas, namoros, flirts de verão, escapadelas à noite, banhos das 24h, sorrisos de adolescentes, brigas de jovens competitivos, avós enlevados, pescadores de água doce, tarzans a atirarem-se em mergulho, concursos de natação, jangadas feitas por nós, sestas as 4 da tarde ...etc.etc.etc.
Hoje vi muitos peixes, bem grandes, na ponta que liga a prainha com a praia grande. Levei os óculos e deleitei-me a olhar para o fundo do mar, onde a fauna e flora são inimagináveis. Quem me dera ter uma máquina daquelas que podem ir para dentro de água, uma amiga minha do Woophy tem uma e é mergulhadora de modo que as suas fotos são todas originais.

Como não podia dedicar-me a fotografia sub-aquática, resolvi explorar o que está fora desse mundo, ainda que lhe pertença. Poças e pocinhas, rochas e rochinhas, mexilhões quase dispostos em prato numa pequena enseada, plantas que ondulam com a água a entrar suavemente, sal a brilhar ao sol, pedra perene que um dia será areia...daqui a milhares e milhares de anos.

É linda a Natureza, o meu neto apanhou muitas conchinhas e anda encantado com elas, lavou-as todas e dispo-las na sua prancha a secar para depois levar para casa e talvez colar.


Gosto do mar...não conseguia viver sem ele...este cheiro, este gosto, esta salinidade faz-me falta todo o ano...felizmente há a Foz...